domingo, 30 de dezembro de 2012

Blog do Higienista: Vamos falar de Meio Ambiente

Blog do Higienista: Vamos falar de Meio Ambiente: Hoje pedirei licença para falar de Meio-Ambiente. Apesar do Blog ter um foco maior em Higiene Ocupacional, não vejo porque evitar outr...

Vamos falar de Meio Ambiente


Hoje pedirei licença para falar de Meio-Ambiente.

Apesar do Blog ter um foco maior em Higiene Ocupacional, não vejo porque evitar outros temas correlatos ou não, desde que tenham utilidade.

Falaremos aqui de Higiene Ocupacional, mas também de Segurança do Trabalho, prevenção de grandes acidentes e por que não, de Meio Ambiente.

Estou de férias e por isso, decidi passear para relaxar. Contudo, ainda que fora do trabalho não consigo olhar para um andaime sem verificar se há proteções contra queda. Nem ver um pintor trabalhar sem observar que tipo de tinta usa e se está utilizando proteção respiratória adequada. Ou passar no supermercado sem reparar na ergonomia das atendentes.

Tampouco consigo ver resíduos maltratados sem ser tocada por eles.

Não se trata de paranoia e eu não sou workaholic. São coisas de quem gosta do que faz.
Pois bem, durante meus passeios gosto de observar como dispomos os nossos resíduos. 

Procuro sempre ter uma sacolinha na bolsa e não raro, percebo meus bolsos cheios de papel de bala, embalagem de doces e comprovantes de compra no fim do dia. Não tenho coragem de jogar no chão. E não deixo quem está comigo fazer isso.

Latinha pela janela? Parte meu coração. Sou boazinha? Negativo! Apenas sei das consequências de pequenas atitudes. Para o bem e para o mal.

A todo instante vejo pessoas reclamando do Governo. Ah, a corrupção. Ah, o descaso. Ah, o mensalão... Ah... o lixo nas ruas...

É tudo verdade. O lixo, a corrupção, o mensalão.. Ok, mas na hora de votar quem pode justificar a ausência, não pensa duas vezes...

Nessas andanças por aí percebi que muitos dos nossos problemas não são provocados pelo Governo. Observem nas fotos abaixo e digam se não tenho razão...

               Que Deputado obrigou o povo a deixar a baía de Guanabara assim?



Que prefeito fez essa senhora deixar a fralda descartável do seu filho em plena Praia da Tartaruga - Buzios?



Quem foi o Presidente da Republica que deu uma festa regada a Veuve Clicquot e depois jogou o lixo nos fundos do hotel em Buzios????



E a praia de Vilas do Atlantico - Bahia. Quem poluiu?



Francamente! Vamos parar de reclamar e fazer o que está na nossa mão!

Essas fotos não foram tiradas na periferia, onde alguém poderia atribuir o acúmulo  de lixo a falta de educaçao e ao descaso do Governo.

Não! Nesses locais havia lixeiras disponíveis e a coleta acontece regularmente.

Não! Essas pessoas estudaram em boas escolas. Têm instrução. Têm dinheiro. Têm informação. Só não têm civilidade...

Vejamos algumas pequenas coisas que podemos fazer e que não dependem do Governo: 


  •      Escrever em um blog ou no facebook ou no twitter sobre o assunto e tentar influenciar as pessoas a mudar de atitude.
  •      Compartilhar fotos, reportagens, ideias legais que sejam publicadas nos meios de comunicação ou nas redes sociais.
  •      Consumir de forma consciente, evitando produtos que gerem muito resíduo. Rejeitar embalagens desnecessárias. Só pedir sacolinha se for realmente necessário. Dispensar caixas e envelopes que só servem de enfeite. Reutilizar embalagens de presentes.
  •      Andar com sua própria sacola de lixo para não ter que utilizar a seguinte desculpa infame: “Joguei no chão porque não havia lixeira”.
  •      Promover a coleta seletiva em seu condomínio, rua, bairro ou escola.
  •      SEMPRE descartar seu resíduo em local adequado. Lembrar de acondicionar vidros quebrados, agulhas ou outros materiais perfuro-cortantes em caixas de papelão, para proteger os coletores de resíduos. Lembrar que é um ser humano que vai recolher meu lixo.
  •       Se encontrar resíduos fora do lugar e puder remover, remova! Sua mão não vai cair!
  •      Promover caminhadas ecológicas com amigos e colegas de trabalho, para recolher resíduos das praias. Neste caso, procure usar luvas para não se contaminar. Pode ser aquelas de PVC que são vendidas no supermercado.
  •      Promover palestras sobre o Meio Ambiente nas escolas dos filhos.



A rua, a praça, a praia, o mundo. Tudo pertence a nós. Não são do Governo. São nossos. Se não cuidarmos, quem cuidará?

A propósito, o Governo também é nosso. Só nos podemos mudá-lo.

Vamos refletir sobre isso?

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Boas Festas


Caros amigos leitores.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.

Tudo com muita Segurança, Saúde, Sustentabilidade e Prosperidade.

Não abuse do álcool e se beber, não dirija!

Feliz 2013!





Curiosidade: As flores da foto são conhecidas no Sul do Brasil como “maria-mole”. Elas costumam florescer no mês de outubro.

O povo lá do Sul diz que quando tem muita é porque a safra vai ser boa. Desse modo, a florzinha foi associada a riqueza e boa sorte.

Apesar de tóxica, tem propriedades terapêuticas para cura de feridas, queimaduras e alergias. É também uma das melhores plantas melíferas.